alt

Loading...

alt

Firewall corporativo: Descubra o que é e porque a sua empresa precisa desse serviço de proteção

Firewall corporativo: Descubra o que é e porque a sua empresa precisa desse serviço de proteção

11 de Novembro de 2021
Publicado por: Raphael
alt

Na segunda década do século XXI é quase impossível imaginar uma empresa, independente do seu porte (grande, média ou pequena), não ter nenhuma conexão de internet. No entanto, poucas empresas entendem o que é o firewall corporativo e qual a melhor forma de usá-la para proteção de dados.

 

Criado no fim da década de 1980, o firewall foi se modernizando ao longo do tempo, acompanhando as necessidades dos usuários e o avanço tecnológico. Atualmente, quando usadas corretamente, são consideradas a base da segurança de Tecnologia da Informação (TI) em geral. Neste artigo especial, abordaremos sobre o que é o firewall corporativo e a importância de tê-lo na sua empresa.

 

O que é firewall corporativo?

 

O firewall corporativo ou firewall empresarial é uma solução de segurança eficiente, que analisa o tráfego da rede a partir de instruções e regras, com o objetivo de direcionar as operações que estão autorizadas ou não de serem executadas. Ou seja, o sistema é uma barreira que bloqueia todo o tráfego de dados indesejado, oferecendo uma proteção anti-malware sofisticada e liberando apenas o que é bem visto por ele. Com isso, uma variedade de ações maliciosas de cibercriminosos é impedida.

 

Qual a diferença entre o firewall e o antivírus?

 

Apesar de terem objetivos parecidos em relação a afastar as ameaças aos dados da rede, existem algumas diferenças nas características de ambos. Entre elas, diferente do antivírus, o firewall é capaz de bloquear acesso a conteúdos na internet.

 

5 motivos para a sua empresa contratar um serviço de firewall

 

1. Protege a rede local e o banco de dados

 

Independente do porte da empresa, todos os dias elas geram e armazenam informações valiosas sobre clientes e/ou funcionários, finanças, estratégias, além do desenvolvimento do negócio. Com isso, os hackers estão sempre buscando uma maneira de invadir e acessar os dados disponíveis nas redes.

 

Com uma proteção Anti-Malware você evita vazamentos de dados, eliminando brechas para invasões de criminosos, além de controlar as permissões e navegação de conteúdo na internet.

 

2. Maior disponibilidade de internet

 

Para muitas empresas e negócios, ficar sem conexão à internet por algum momento pode significar um verdadeiro caos e gerar enormes prejuízos. Já pensou em um portal de notícias fora do ar, por exemplo?

 

No entanto, com um serviço de firewall empresarial é possível aumentar a disponibilidade de acesso, adicionando de forma simples e prática um segundo link de internet para quando houver queda do link principal. Assim, a sua empresa fica sempre conectada à internet e livre de perdas de vendas e negócios por falta de conexão.

 

3. Monitoramento e suporte todos os dias do ano

 

Após a contratação de um serviço de firewall, a sua empresa terá direito a um monitoramento e suporte 24 horas por dia, todos os dias da semana. Assim, a sua empresa não fica com as atividades paralisadas aguardando um longo e desesperador tempo de espera, vendo os prejuízos aumentarem, enquanto espera um suporte para resolver o seu problema.

 

4. Controle de acesso às informações

 

Com uma hierarquia de permissões de acesso entre a equipe, o firewall pode auxiliar na criação de um esquema de controle partindo de diferentes endereços de IP, bloqueando ou permitindo o acesso a conteúdos.

 

5. Aumento da produtividade

 

Entre as vantagens do uso do firewall está o controle do que pode ou não ser acessado na internet dentro da sua empresa. Dessa forma, você pode bloquear o uso de redes sociais nos computadores ou outros conteúdos que possam tirar o foco dos seus colaboradores, e assim, aumentar a produtividade.

 

Como instalar um firewall corporativo?

 

Ficou interessado em contratar um serviço de firewall para a sua empresa e proteger todos os dados dela? Atualmente, existem várias opções no mercado, inclusive, alternativas gratuitas. Porém, devido a importância de cuidar bem da segurança das informações da sua empresa, o ideal é que você busque uma empresa de TI especializada para instalar o firewall.

 

Assim, profissionais especializados vão analisar as necessidades da sua empresa, levando em consideração a rede organizacional, além de fazer recorrentemente as manutenções e atualizações necessárias. Você ainda poderá contar com o monitoramento e suporte constante, evitando dores de cabeça com invasões no sistema do seu negócio.

 

Conheça o Tesa Predictor

 

Controle o conteúdo acessado na rede do seu negócio com um firewall empresarial e proteja o seu sistema e banco de dados de invasão de hackers, através de filtros avançados e segurança reforçada em camadas. Com o Tesa Predictor você pode gerenciar a rede da sua empresa e controlar os conteúdos e páginas que podem ser acessados pelos colaboradores.

 

Com isso, o seu banco de dados e informações que ficam mais protegidos, já que o seu sistema não estará exposto a páginas potencialmente perigosas com ataques de malware. Além disso, a sua equipe ficará mais focada nas atividades profissionais, evitando dispersões durante o uso da internet.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre assuntos relacionados a Tecnologia da Informação (T.I.), Telecom e Conectividade.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS