Loading...
Hackers e golpistas estão sempre pensando em novas formas de prejudicar pessoas e empresas. Um esquema que cresceu nos últimos tempos é conhecido como o golpe do suporte técnico, que resulta no vazamento de dados pessoais e bancários. Essa fraude ocorre quando os golpistas se passam por técnicos de suporte de empresas legítimas de tecnologia, como a Microsoft ou a Apple, e enganam as pessoas para que elas forneçam informações ou acesso remoto aos seus computadores.
De acordo com o FBI, mais de 20 mil pessoas relataram perder por volta de 348 milhões de dólares para esquemas de suporte técnico (isso só no ano de 2021 nos Estados Unidos). Isso representa 137% no aumento de prejuízos financeiros em relação ao ano anterior.
O golpe geralmente começa com uma ligação telefônica não solicitada de um suposto técnico de suporte, que afirma ter detectado um problema no computador da vítima. O golpista então tenta convencer a vítima a baixar um software malicioso ou fornecer acesso remoto ao seu computador para "resolver" o problema. Às vezes, os golpistas também usam mensagens de e-mail ou pop-ups falsos em sites para tentar enganar as pessoas.
Uma vez que os golpistas têm acesso ao computador da vítima, eles podem instalar malware para roubar informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou informações bancárias. Eles também podem tentar vender softwares de segurança ou serviços de reparo falsos a preços exorbitantes.
Para evitar o golpe do suporte técnico, é importante nunca fornecer informações pessoais, financeiras ou acesso remoto por serviços que você ou a sua empresa não solicitou.
Se um técnico entra em contato exigindo dados e permissões, tem algo errado. Se você tiver um problema com o seu computador, entre em contato diretamente com a empresa de tecnologia para obter suporte oficial.
Também é recomendável ter softwares de segurança instalados em seu computador e na rede corporativa, além de manter todos os programas atualizados.
LEIA MAIS: Os 4 maiores desafios na segurança digital das empresas
A criatividade de cibercriminosos é assustadora e, desde a popularização da internet, eles encontram formas de enganar as pessoas. Veja abaixo 6 fraudes clássicas criadas para roubar dados e dinheiro.
Após acessar dados como nome e endereço, os golpistas montam um boleto falso como se fosse uma empresa de cobrança real.
Nas mensagens, eles pedem que a vítima atualize cadastros de bancos, enviando links que direcionam para páginas falsas.
Os golpistas criam perfis falsos de lojas nas redes sociais. Fazem todo o procedimento de venda online, com um “pequeno” detalhe: não enviam os produtos.
Uma página de internet anuncia falsas vagas de emprego. Para se candidatar, a pessoa necessita fazer cadastro de seus dados e o pagamento de uma taxa.
Por meio de clonagem de perfis do aplicativo, mensagens são enviadas para seus contatos, como familiares ou amigos e solicitam uma transferência bancária.
O governo brasileiro relatou que é comum os golpistas usarem o nome de órgãos como a Previdência Social. Os golpistas enviam falsas mensagens para que as vítimas atualizem seus dados no FGTS.
Apesar de tantos males, a internet tem muitas oportunidades para pessoas físicas e jurídicas se protegerem de golpes e invasões. Algumas dessas soluções são oferecidas pela Tesa Telecom. Será o fim do medo de navegar em redes corporativas e na internet toda.
Desde sua fundação em 2005, a Tesa Telecom é detentora das outorgas de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) e STFC (Serviço de Telefonia Fixa-Comutada) com operação em todo o território nacional, expedidas pela Anatel. Com foco no segmento corporativo, é uma das principais operadoras de telecomunicações e fornecedoras de serviços IP do país. Trabalhando com plataforma IP e equipes de engenharia e desenvolvimento prontas para oferecer o que há de mais inovador para as empresas se comunicarem.
Conheça nossos diferenciais:
- Experiência consolidada em serviços de voz e dados;
- Atendimento técnico próprio (24 x 7);
- Expertise e experiência em tecnologia da informação, arquiteturas IP e integração com ambientes legados de TI e Telecom;
- Solução de billing baseada em plataforma de software;
- Equipe técnica de campo;
- Equipe de P & D com foco em criação de novos produtos e serviços acompanhando as inovações do setor de Telecom.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso
blog
e saiba mais sobre assuntos relacionados a telecomunicações. Quem tem Tesa, não troca!
Conexão estável e garantida para a sua empresa.
Sua empresa totalmente conectada, independente da distância.
Comunicação prática com toda a sua empresa, quando e onde você estiver.
Internet banda larga com alto nível de serviço (SLA) para empresas em todo o país.
10 unidades de datacenter próprios, conectados por backbone 100% protegido.
Recursos completos para as operações de Contact Center da sua empresa.
Monitoramento de rede completo para a sua empresa.
Firewall empresarial para um olhar profundo no tráfego da rede.